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C A P Í T U L O VIII

 

D A D I R E T O R I A

 

Artigo 18 - A Instituição é administrada por uma Diretoria composta de nove (9) membros, eleitos dentro os associados efetivos, com os seguintes cargos:

 

- Presidente;

- Vice-Presidente;

- 2º Vice-Presidente;

- 3º Vice-Presidente;

- 1º e 2º Secretários;

- 1º e 2º Tesoureiros;

- Diretor de Patrimônio.

 

Parágrafo 1º - O mandato dos membros da Diretoria é de dois (2) anos, podendo ser reeleitos.

 

Parágrafo 2º - A Diretoria é eleita e empossada por dois (2) anos, no mês de março, na AGO, por escrutínio secreto.

 

Parágrafo 3º - Os membros do CS eleitos para a Diretoria e para os Departamentos permanecem no exercício de suas funções no mencionado Conselho.

 

Artigo 19 - Compete à Diretoria

 

a) dirigir e administrar a instituição de conformidade com as disposições estatutárias e regimentais;

b) decidir sobre medidas administrativas; deliberar sobre assuntos de interesse da Instituição, obedecidas as normas estatutárias e regimentais;

c) designar substitutos para os membros da Diretoria em caso de impedimento temporário, quando não houver disposições estatutárias sobre o caso;

d) autorizar operações financeiras em benefício da Instituição, até o limite estabelecido pelo CS;

e) autorizar despesas e pagamentos, quando superiores ao limite estabelecido pelo CS, somente com autorização do próprio CS;

f) deliberar sobre as admissões e os pedidos de demissão de associados;

g) deliberar sobre as admissões e as demissões de empregados;

h) providenciar a execução de quaisquer obras, reparos ou consertos imprescindíveis às atividades normais da Instituição;

i) conceder as licenças solicitadas pelo presidente;

j) designar, previamente, as datas das reuniões do AG, do CS e da Diretoria, quando de sua iniciativa;

l) fixar a mensalidade dos associados;

m) conceder, a seu critério, anistia das mensalidades aos associados em atraso;

n) propor reforma do estatuto, que será encaminhada ao CS para respectivo parecer, e envio à AGE;

o) aprovar a alteração de categoria de associado contribuinte ou coperador para a de efetivo, enviando-a ao CS para homologação;

p) solicitar parecer ao CS, que o enviará à AGE, sobre aquisição, alienação ou estabelecimento de gravame ou assuntos congêneres sobre imóveis.

 

Parágrafo 1º - As vagas que ocorrerem na Diretoria serão preenchidas por eleição por esta realizada, cujos membros tomarão posse imediata, devendo a Diretoria dar conhecimento ao CS, na sua primeira reunião, após o fato.

 

Parágrafo 2º - A diretoria reúne-se em caráter ordinário, mensalmente, em data por ela escolhida e, em caráter extraordinário, quando convocada pelo presidente, ou pela maioria de seus membros, por intermédio dele.

 

Parágrafo 3º - As reuniões da diretoria são iniciadas, legalmente, com a presença, no mínimo, da metade e mais um dos seus membros e as suas decisões são tomadas por maioria simples de votos, tendo o Presidente voto de desempate.

 

Parágrafo 4º - A ausência de qualquer membro da diretoria a três (3) reuniões consecutivas, ordinárias e/ou extraordinárias, sem justificativa encaminhada à Diretoria, no prazo de 72 horas, após a realização da reunião que o diretor faltou, é considerada renúncia tácita do respectivo cargo.

 

Parágrafo 5º - A ata de cada reunião da diretoria será, na reunião seguinte, lida, discutida e por ela aprovada, sendo assinada pelo Presidente e pelos 1º e 2º Secretários.

 

Parágrafo 6º - O comparecimento de outras pessoas, além de seus membros e dos dirigentes dos Departamentos e Órgãos, às reuniões da diretoria, somente é permitido quando a convite ou convocação da própria diretoria ou do presidente da reunião.

 

Artigo 20 - A diretoria poderá designar seus assessores, atribuindo-lhes incumbência de interesse da Instituição, a seu critério.